ESC 2024: Comentários ao ensaio da primeira semifinal do festival em Malmö



Sobe esta tarde ao palco do Festival Eurovisão da Canção 2024 o primeiro 'dress rehearsal' da temporada aberto à imprensa acreditada, a partir das 14h45 (hora de Portugal Continental). O Hashtag Eurovision traz até ti, ao minuto, o acompanhamento em 'liveblog' deste primeiro ensaio geral da Semifinal 1. Fica connosco!

14:49 - O espetáculo tem início com um 'throwback' de imagens de antigos vencedores, conjugado com uma breve apresentação de cada participante na edição deste ano, cujas imagens compõem o coração da Eurovisão. Em seguida, temos uma primeira visão do palco com Eleni Foureira a interpretar 'Fuego', Eric Saade com 'Popular' e Chanel com 'SloMo'. Uma grande abertura cheia de pirotecnia, dance moves e cabelos ao vento!

14:56 - Petra Mede e Malin Åkerman sobem ao palco para cumprimentar a plateia com o icónico 'Good Evening Europe', deixar os agradecimentos ao país anfitrião da última edição e brindar todos os espectadores com o seu humor habitual.

Chipre: Silia Kapsis é uma ótima escolha para abrir este espetáculo. Os planos de câmara estão no ponto e a coreografia também, estando o palco em tons de branco e azul. Nota menos positiva para a voz tremida que é notória sobretudo ao início, quando a artista não é apoiada pelo coro gravado. 

Sérvia: Uma performance semelhante ao que assistimos na final nacional sérvia, com uma atmosfera arrepiante e repleta de sentimento. Sendo intimista como é, não deveria ter tantos planos abertos. Os vocais de Teya Dora estão a transmitir algum nervosismo, o que foge ao que temos vindo a assistir até agora. 

Lituânia: Outra atuação sem grandes novidades a todos os níveis, seja em cenário, seja em coreografia. Funciona maravilhosamente num palco maior como é este da arena em Malmö. Vocalmente perfeito, como sempre.

Irlanda: O QUE É QUE ACABÁMOS DE VER? Nunca vimos nada assim na Eurovisão e sem dúvida que supera todas as expectativas que pudéssemos ter até agora. Transições maravilhosas, cenários arrepiantes, os vocais super impactantes. WOW. Simplesmente WOW. Se ficarem abaixo do top5 será injusto.

15:19: Agora que conseguimos respirar um pouco, falemos dos postcards: Temos imagens de antigos representantes do respetivo país, seguidas de imagens do representante desta edição na sua terra natal. Cute!

Reino Unido: Temos agora a primeira atuação de um país dos big5. O Olly Alexander é um verdadeiro artista e sem dúvida que deu uma oportunidade ao Reino Unido para ter uma atuação nunca antes vista e que mais se assemelha a um videoclip. Vocalmente está impecável e visualmente super profissional. Peca apenas por ser demasiado explícita em algumas partes, que causam um pouco de desconforto.

Ucrânia: Depois do pecado de Reino Unido, vamos até ao céu divino com a Ucrânia. Jerry Heil aparece sozinha em palco e sobe a tal montanha que vemos no ensaio de 30 segundos. A métrica da canção foi alterada. Alyona surge depois sozinha e ambas cantam o segundo refrão juntas. O final é deslumbrante, com ambas no chão num cenário repleto de inúmeras mulheres. Beautiful...

Polónia: Como é que se aprecia esta performance tirada da bolsinha do Doraemon com a emoção que ainda fica com a atuação da Ucrânia? Help. É demasiado a acontecer ao mesmo tempo e honestamente não compramos este produto. Os vocals são todos apoiados no 'backing track' e a ideia de ver um espetáculo com torres, cavalos e fogo não transmite grande coisa. 

Croácia: Temos tradição, temos pirotecnia, temos um intérprete bem mais competente a comparar com há uns tempos. De resto, não temos grandes novidades em relação ao que Baby Lasagna apresentou na sua final nacional, com a elevação natural de um espetáculo desta dimensão. 

Islândia: Hera Bjork é muito experiente, como todos sabemos, mas a sua prestação vocal fora de tom por diversas vezes transmite-nos absolutamente o contrário. Uma performance focada na vocalista, que não salva o quão genérica é esta canção.

15:43: Uma pausa no desfile de canções para um momento cómico com a exibição de imagens de cinema sueco clássico com canções da Eurovisão como banda sonora.

Alemanha: Após a pausa, é a vez de atuar o segundo país dos big5 nesta semifinal. Isaak começa a atuação sentado numa suposta sala de estar com um barril em chamas. Já no primeiro refrão, o palco está transformado num autêntico churrasquinho. Contudo, o último refrão não tem labaredas nenhumas. Vocalmente irrepreensível, mas, pessoalmente, todo o conceito do 'staging' não faz grande sentido. 

Eslovénia: Raiven surge sozinha, sentada e envolta em 'nevoeiro', no ambiente escuro que a canção pede. Os dançarinos aparecem no primeiro refrão, sendo a coreografia bem marcada e desconcertante. Uma atuação com uma produção maravilhosa mas que falha um pouco nas escolhas de planos de câmara menos intimistas. O final é soberbo. Apesar da inegável qualidade, não dá sensação de ser uma finalista certa. 

Finlândia: É o 'trashy show' a que já nos habituamos. Se existe alguma coisa boa aqui, não conseguimos vê-lo. Next.

Moldávia: Não dá para superar o facto de esta performance ter regredido na qualidade em relação à do festival nacional que, por si só, já era pobre, mas mais rica em conceito. Aqui, temos Natalia Barbu sozinha em palco, com a enormidade vocal do costume que, no entanto, não enche as medidas necessárias para assegurar uma qualificação. O cenário repleto de flores e borboletas não faz grande sentido, e as asas que surgem no fundo durante a parte instrumental tornam tudo um pouco mais baratucho. 

Suécia: Os irmãos noruegueses trazem ao palco da Malmö Arena uma atuação idêntica ao que nos foi apresentado no Melodifestivalen, com os mesmos fatos e tudo. A produção é um 10/10 e a performance foi (naturalmente) feita para este palco.

Azerbaijão: Por algum motivo, era esperada uma prestação vocal bem mais polida, mas a fraca energia que Fahree transmite chega a ser desconfortável. Enquanto dupla, não sentimos ligação nenhuma. Parecem dois cantores que nunca se viram antes. Tudo isto, conjugado com um 'staging' sem sentido, resulta numa tremenda desilusão.

Austrália: A atuação inicia-se com um plano apertado de Zaachariaha com várias cores projetadas que resulta muito bem. Ao contrário da performance anterior, a energia de todos em palco é contagiante. Demasiadas falhas vocais na segunda parte da canção.

Portugal: O nível de qualidade que Iolanda traz depois de tantas atuações medianas é muito notório. A performance decorre com uma alternância entre planos apertados e abertos. O cubo branco rebaixado foi uma escolha acertada, assim como o vento a bater na Iolanda na parte mais forte da canção. Os passos marcados desta coreografia são inigualáveis e a voz é, indubitavelmente, uma das melhores desta semifinal. Tudo perfeitinho. We're proud!

Luxemburgo: Tali e os seus dançarinos começam a atuação numa estrutura com cubos que possibilita alguns planos de câmara interessantes. Está tudo em tons de roxo e laranja, há nevoeiro e fogo, e há um tigre no cenário que era completamente escusado. Ainda assim, a vocalista está a conseguir aguentar a canção até ao fim sem transmitir aquela sensação de falta de ar que vimos anteriormente. Um regresso à Eurovisão que não envergonha.

16:32: Terminado o desfile de canções, sobe ao palco Johnny Logan, vencedor da Irlanda por duas vezes (e uma terceira vez enquanto compositor), para interpretar... 'Euphoria' de Loreen?!

16:48: Vários 'recaps' depois e já com as votações encerradas, é exibido um apanhado de imagens de anteriores participações eurovisivas que privilegiaram a dança nas suas performances. Seguem-se momentos de descontração com Petra Mede na 'green room', e uma atuação de Benjamin Ingrosso (Suécia 2018) com alguns temas que o artista interpretou na sua última digressão.

17:00: Segue-se, por fim, o anúncio dos 10 finalistas por parte das duas apresentadoras, não sem antes mostrar a imagem de todos os participantes a concurso nesta noite a partir da 'green room', indicando que um deles poderá ser o vencedor da Eurovisão de 2024. Curiosidade: nestes resultados falsos, Portugal foi o primeiro apurado anunciado. Bom presságio?

Chegamos assim ao fim deste primeiro 'dress rehearsal' da semifinal 1! Mais logo, a partir das 20h00, acompanha o livestream do segundo ensaio geral deste espetáculo em direto a partir do nosso YouTube, aqui.